sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Pesquisa sobre consumo sustentável: participe!

Entende-se por consumo sustentável o consumo de bens e serviços que levem em consideração o respeito aos recursos ambientais, que garanta o atendimento das necessidades das presentes gerações, sem comprometer o atendimento das necessidades das futuras gerações (WCED, 1987). Considerando que as empresas já vêm inserindo práticas gerenciais ambientais conscientes buscando melhorar seu relacionamento com a comunidade e o meio ambiente (COLARES, 2012), torna-se importante analisar se esse nível de conscientização ambiental também reflete na prática do consumo do brasileiro, provocando o seguinte questionamento: qual é o perfil do consumidor brasileiro em relação aos produtos sustentáveis?
Considerando o problema de pesquisa levantado anteriormente com base nos posicionamentos dos autores abordados na contextualização da pesquisa (BRADY, HENSON e FAVA, 1999; AFONSO, 2010; GRISKEVICIUS, TYBURE e BERGH, 2010; HA-BROOKSHIRE e NORUM, 2011; COLARES, 2012), tem-se como objetivos específicos:
-Traçar o perfil do consumidor sustentável centrando naqueles que apresentem comportamento de consumo “verde”;
-Constatar se há diferenças de consumo dos grupos considerando como variáveis: idade, gênero, região geográfica, escolaridade e renda;
-Avaliar se a intenção de compra de produtos verdes elevada corresponde um efetivo comportamento de compra destes produtos;
-Analisar se quanto mais ecologicamente consciente for o consumidor, maior é a sua propensão para a compra de produtos sustentáveis;

Assim, para participar da pesquisa, você irá gastar apenas 5 minutos respondendo ao formulário a seguir: https://docs.google.com/forms/d/1oYchmB8I_vID9-tDBetyTc3sHK_DYeVdqvVjfIYuXWk/viewform

Desde já agradecemos pela sua participação e valiosa colaboração. Os resultados da pesquisa serão postados futuramente neste blog.

Patricía Mattar - Graduanda em Ciências Contábeis
Ana Carolina V Colares - Orientadora de Iniciação Científica
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais


AFONSO, Ana Carolina Baptista. O consumidor verde: perfil e comportamento de compra. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em mestrado da Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa, 2010.
BRADY, Kevin; HENSON, Patrice; FAVA, James A. Sustainability, Eco-efficiency, Life-cycle Management, and Business Strategy. Environmental Quality Management,1999.
COLARES, Ana Carolina Vasconcelos. Gestão Contábil Ambiental: Estudo sob a ótica da ecoeficiência. Dissertação de mestrado apresentada ao Centro de Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2012.
GRISKEVICIUS, Vladas; TYBURE, Joshua; BERGH, Bram Van den. Going green to be seen: status, reputation, and conspicuous conservation. Journal of Personality and Social Psychology, Vol. 98, n. 3, p. 392-404, 2010.
HA-BROOKSHIRE, Jung E.; NORUM, Pamela S. Willingness to pay for socially responsible products: case of cotton apparel. Journal of Consumer Marketing, Vol. 28 Iss: 5 pp. 344 – 353, 2011.