sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Black Friday: consumo desenfreado

Para quem não sabe ainda, Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear ação de vendas com descontos, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças. Como o Brasil vive às sombras das outras nações, resolveram implantar o Black Friday também, ocorrendo neste ano nesta sexta-feira, dia 29 de novembro. Além de fazer o marketing pelo termo Black Friday, no Brasil os consumidores são muitas vezes enganados por vários sites de vendas, cujo preço é aumentado às vésperas do Black Friday, e neste dia é vendido pelo mesmo preço praticado antes do aumento, fazendo parecer que de fato o consumidor está levando o produto com um desconto generoso. O que ocorre na verdade é a venda de "Tudo pela metade do dobro"!

Além dessa enganação, temos que discutir sob outro aspecto... Muitas vezes, os consumidores são influenciados a comprarem mercadorias pela expectativa de ganharem um desconto em um produto que ele de fato não precisa, mas gosta da ideia de comprar por um preço "mais acessível". Resultado: gastou dinheiro, deixou as grandes corporações mais ricas, as mercadorias não são utilizadas e no final vai virar resíduo que não será dada a destinação adequada. Por isso, pare e pense se realmente precisar comprar algo!