
Além disso, é importante ressaltar que quando a motivação para implantação do SGA se destina a cumprir regulamentos ou requisitos externos, as práticas adotadas por essas empresas não promovem uma contínua melhoria nos produtos ou processos. Assim, questiona-se se tais motivações quando não alinhadas com o interesse de obter qualidade do desempenho ambiental podem de certa forma prejudicar a finalidade precípua do SGA.
Por outro lado, ao tratar de práticas ambientais, percebe-se que as empresas com ISO 14001 têm maior aderência das mesmas do que as demais empresas. Veja os resultados de uma pesquisa realizada com 32 empresas geradoras de resíduos, sendo que 10 possuem ISO 14001:
Figura 1 – Práticas ambientais realizadas
Percebe-se por meio dos percentuais que as empresas com certificação ISO 14001 são mais adeptas às práticas ambientais que participam da metodologia PDCA (plan, do, check, act) de melhoria contínua e tratamento/gerenciamento dos resíduos gerados na atividade. As justificativas para realização de práticas ambientais apontam para necessidade de cumprir normas, sejam de certificação ou governamentais. Observa-se ainda que a maior preocupação em melhorar a relação com a comunidade é justamente das empresas com certificação, o que vai ao encontro da ideia inicial deste post.
Figura 2 – Justificativas para realização de práticas ambientais
(clique na figura para ampliar)
De qualquer forma, o que se pode notar é que as empresas têm tido maior atividade ambiental, independentemente de quais sejam seus interesses e isso tende a beneficiar o meio ambiente e a comunidade. É claro que ainda estamos muito distantes do que poderia ser considerado ideal, mas certamente observamos certo avanço em relação ao passado.
Para ter acesso à pesquisa completa, acesse o link a seguir: http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg9/anais/T13_0600_3727.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário!