A questão ambiental já se encontra institucionalizada em muitos contextos atuais. Desta forma, discute-se sobre a sua abordagem entre vários estratos sociais e políticas públicas e privadas. Questiona-se por exemplo, sobre a inserção da educação ambiental no ensino fundamental, tendo em vista que a conscientização ambiental deve ser observada desde a fase de crescimento e desenvolvimento do ser humano, para que um dia este seja um adulto consciente dos impactos ambientais de suas ações e decisões.
Sendo assim, observa-se que essa
abordagem não se limita somente à educação básica, mas também está muito focada
na aplicação no ensino superior, considerando que o profissional também deve
saber gerenciar seu campo de trabalho buscando dirimir possíveis impactos
gerados ao meio ambiente. Quando falamos de incluir a questão ambiental nas
grades curriculares dos cursos de graduação, é fácil visualizarmos sua inserção
em áreas profissionais mais propícias a terem essa influência com o meio
ambiente como por exemplo nas engenharias, que estão diretamente relacionadas
com o uso de recursos materiais e construção pesada.
Para isso, os profissionais têm
que estar capacitados a desenvolverem em suas competências a aplicabilidade
ambiental, devendo esta matéria ser considerada também nos cursos de educação
superior, proporcionando aos profissionais a preparação suficiente para atuarem
em uma gestão empresarial sustentável, buscando alcançar a ecoeficiência, ou
seja, alinhando o desempenho econômico-financeiro e ambiental.
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