segunda-feira, 16 de março de 2015

6 Dicas para sua empresa economizar água

Rumo à Ecoeficiência...

1. Faça uma vistoria
Alguns vazamentos como de encanamentos antigos, válvulas com descargas desreguladas e torneiras com gotejamento podem ser imperceptíveis. Contratar a vistoria de um profissional pode ajudar na economia de muitos mil litros de água. 

2. Capte água da chuva
Não é preciso muito investimento para aproveitar as chuvas e armazenar água. Essa água não precisa ser tratada e pode ser usada para limpeza geral. Guardando a água que vem das calhas em recipientes, por exemplo, é possível recorrer menos à caixa d’água do estabelecimento.

3. Faça uma revisão dos processos da empresa
Identificar quais práticas que demandam mais água e energia elétrica é um dos passos para que a empresa possa ter uma economia efetiva com uma mudança de atitude. O uso de máquinas de lavar louça, por exemplo, é uma alternativa que evita o desperdício para restaurantes.

4. Invista em treinamento
O dono da pequena empresa tem que estar à frente das mudanças do negócio e ser responsável para que todos da equipe tenham entendido a mensagem. A sinalização e o treinamento dos funcionários sobre a importância da economia da água sempre devem ser liderados pelo empresário.


5. Faça manutenção dos equipamentos regularmente
A manutenção preventiva do sistema elétrico da empresa, de equipamentos como ar condicionado e refrigeradores, deve ser uma prática regular. Dessa maneira, o empreendedor não se surpreenderá com vazamentos ou uma máquina que está gastando mais energia elétrica do que o necessário, por exemplo.

6. Envolva os consumidores
É essencial que a empresa adote um discurso sustentável que seja coerente com as atitudes praticadas. O empresário não precisa ter medo de convocar o funcionário e os consumidores para economizar. É uma maneira de valorizar a marca, desde que todos se unam para que a mensagem seja passada corretamente.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/6-dicas-para-sua-empresa-economizar-agua