quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Em que paradigma se encontra a energia eólica no Brasil?

Enquanto passamos por uma crise hídrica e elétrica no Brasil, porque não ouvimos falar em fontes de energia alternativas, tais como a solar e eólica? Nosso país tem grande potencial no desenvolvimento dessas fontes, no entanto, é necessário mais investimentos.

Apesar disso, a energia eólica é considerada hoje como a fonte que mais cresce no Brasil. Na primeira semana do mês de janeiro, a energia eólica atingiu a marca de 6 gigawatts (GW) de potência instalada e uma participação de 4,5% na matriz elétrica brasileira.

No final de 2012, o Brasil dispunha de uma capacidade instalada de 2,5 GW. Em apenas dois anos, a potência instalada do país mais que duplicou com a instalação de 3,5 GW. Os dados são do último boletim do setor, divulgado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).

Até 2018, a expectativa é que a participação da energia eólica na matriz energética brasileira salte para 8%, com a contratação e instalação de pelo menos 2 GW de potência a cada ano. E para 2023, a eólica deve atingir 22,4 GW de potência instalada, conforme avalia a presidente executiva da ABEEólica, Elbia Silva Gannoum.

Em outras palavras, os 6 GW representam para o país mais de 90 mil empregos gerados, 10 milhões de residências abastecidas mensalmente e 5 milhões de toneladas de emissões de CO2 evitadas.

Portanto, não reclame quando o vento bagunça os seus cabelos ou levanta a sua saia, pois é fonte de energia e alternativa válida para a nossa atual crise energética e hídrica. Crise sim, pois os recursos são mal utilizados e o sistema não é apropriado para seu gerenciamento no Brasil.

Fonte: Exame
Foto: Canoa Quebrada, Ceará, Brasil


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Quando eu morrer, quero virar uma árvore

Já pensou em se tornar uma árvore a partir das suas cinzas? A ideia surgiu em 1997, por Gerard Moliné, e foi colocar em prática em sua agência de design Estudi Moliné, ao lado do sócio Roger Moliné. Atualmente, a urna é comercializada e enviada a diversas partes do mundo, para homenagear pessoas que morreram e melhorar o meio ambiente.

O recipiente é dividido em dois compartimentos, um inferior, que guarda as cinzas (que podem ser de um humano ou de um animal de estimação), e outro superior, onde fica a semente e a terra em que ela irá germinar.

Ao mesmo tempo em que a planta se desenvolve e suas raízes se fortalecem, a urna se decompõe, permitindo que as cinzas entrem em contato com o vegetal e se tornem parte do substrato.

Informações sobre a comercialização do produto no site: https://urnabios.com/.



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Todo carnaval tem seu fim...

Todo carnaval tem seu fim...

...e o cenário é de destruição.

Foram cinco dias assim

de folia, música e agitação.

O resultado final é pura sujeira,

mas o povo quer mesmo ver aquela atriz

que samba no desfile da Mangueira,

do Salgueiro e da Imperatriz.

No Rio, foram mais de 200 toneladas de lixo.

Sem contar com Brasília, São Paulo e Fortaleza.

Só vejo pessoas querendo luxo.

Mas sequer pensam na natureza.



domingo, 8 de fevereiro de 2015

Reservatório de água automático em casa

Recentemente, muitas ideias relacionadas com reaproveitamento de água e dicas para redução de seu consumo têm sido divulgadas aqui e em outros veículos de informação na internet. Apesar de consumirmos menos do que o setor de agricultura e agropecuária, o setor industrial ainda tem um menor consumo, mas vale a pena ressaltar que a quantidade de beneficiários no abastecimento humano é muito superior ao industrial.

Independentemente disso, todos temos que racionalizar esse bem precioso, pois se um dia faltar, todos os setores serão igualmente prejudicados.

Portanto, a fim de contribuir com essa corrente, apresentamos aqui uma ideia já divulgada nas redes sociais que é o sistema de armazenamento de água da máquina de lavar para reuso.

A ideia da estudante cearense, Lanna Ribeiro de 28 anos, é simples, porém eficiente. A ideia, surgiu da curiosidade que a estudante de arquitetura tinha em saber quantos litros de água a máquina desperdiçava. Começou utilizando baldes para armazenar o líquido e percebeu que o método deveria ser aprimorado. Assim, passou a pesquisar sobre reservatórios e desenvolveu o seu, concluindo que durante uma lavagem de roupas usando uma máquina de lavar é possível consumir até 200 litros de água. Toda essa quantidade é armazenada por Lanna Ribeiro para ser utilizada quando necessário. 

Para criar o reservatório, Lanna comprou um tanque, levou-o a uma marcenaria para fazer os furos do tamanho exato e em seguida montou-o. O valor investido foi cerca de R$ 100. E o passo-a-passo pode ser observado no infográfico abaixo (Fonte: Tribuna do Ceará):



terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Dica do dia: Economize água ao escovar os dentes

Já imaginou o tanto de desperdício de água enquanto você deixa a torneira aberta durante o processo de escovação dos dentes? Isso ocorre frequentemente, pois as pessoas de modo geral, antecipam a ação de abrir a torneira quando há intenção de enxaguar a boca, no entanto, existe um enorme gap entre essas duas ações, pois na nossa cabeça, estamos "ganhando tempo" ao abrir a torneira com antecedência.

O princípio é o mesmo para economizar água no banho. Use-a somente quando for necessário, ou seja, para molhar a escova de dente e para enxaguar a boca. Se possível, enxague a boca com a água do copo, tal como você já deve ter feito em uma situação e falta de água em sua residência. Você pode economizar 3 litros de água por escovada.


A água é um bem de domínio público e essencial para a nossa vida e saúde. Se usarmos adequadamente, não vai faltar!