sábado, 31 de janeiro de 2015

Precisamos economizar água sim, mas o problema da crise hídrica é originado principalmente do alto consumo?

Tenho pensado sobre isso desde que li um artigo do arquiteto e jornalista Gabriel Kogan que falava sobre os mitos desta crise. Lá no artigo dizia que os grandes consumidores (indústrias ou grandes estabelecimentos, por exemplo) e a perda de água por falta de manutenção do sistema representam os maiores gastos. 

Estima-se que as perdas estejam entre 30% e 40%. Ou seja, essa quantidade vaza na tubulação antes de atingir os consumidores. É água tratada e perdida. Por outro lado, na Holanda, essas perdas são virtualmente 0% devido a um sistema de água e esgoto de excelência. 



Os índices elevados em São Paulo não são normais e são resultados de décadas de maximização de lucros da Sabesp ao custo de uma manutenção precária da rede, afinal, a empresa é gerida para maximizar lucros dos acionistas.

Devo lembrar que em uma reunião da cúpula da Sabesp em 2014, a presidente da empresa, Dilma Pena, afirmou que uma "orientação superior" impediu a empresa de alertar a população de São Paulo sobre a necessidade de economizar água. Isso é uma clara indicação de que a empresa tem o "rabo preso", provavelmente com o acionista majoritário da Sabesp, que é o Governo de São Paulo (PSDB), que tem o poder de indicar a maior parte dos integrantes do conselho de administração da companhia.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Dica do dia: economize água no banho

Estamos vivenciando uma crise hídrica há anos no Brasil, no entanto, apesar de ser um problema recorrente na região Nordeste do país, o assunto tomou maiores proporções na mídia devido ao problema estar sendo uma realidade também na região Sudeste. Independentemente disso, é uma questão que atinge todos nós e certas atitudes devem ser tomadas por cada um de nós para que possamos racionar nossa água, um dos bens mais preciosos da natureza e da nossa vida.

A dica do dia  é economizar a água durante o banho. Muitas pessoas utilizam esse momento para descansar a cabeça, refletir e até cantarolar, todavia, não percebem o volume de desperdício de água gerado por isso.


Talvez a maior dificuldade em implementar essa e outras atitudes é pensar que estamos sozinhos nessa ideia, mas além de economizarmos água precisamos também divulgar e conversar com as pessoas sobre a necessidade de cuidar das nossas fontes de recursos naturais, em especial a água potável.

Lembrem-se: Seu trabalho pode ser uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor. Madre Teresa de Calcutá

No banho, podemos economizar água com simples atitudes:

-Ser objetivo e deixar as reflexões e cantorias para após o banho;
-Desligar o chuveiro quando ensaboar;
-Desligar o chuveiro quando passar shampoo, condicionador ou máscaras de hidratação capilar;
-Ajustar a torneira do chuveiro, quando estiver o mesmo estiver pingando enquanto desligado;

Se economizar, não vai faltar!

Em 28/07/2013 foi publicada uma postagem sobre atitudes sustentáveis que podem ser realizada em casa, incluindo questões sobre racionamento de água. A postagem pode ser acessada por meio do link: http://ambienteverdesustentavel.blogspot.com.br/2013/07/atitudes-sustentaveis-em-casa.html.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Garbage Positioning System

Seria interessante se tivesse algum tipo de aplicativo ou outra invenção para fazer com que as pessoas cumprissem uma tarefa muito simples: colocar o lixo na lixeira ou outra forma de disposição desses resíduos. Poderia até se chamar: GPS (Garbage Positioning System), onde Garbage = lixo.

Afinal, qual a dificuldade em fazer isso? 


No entanto, o resultado é...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Um problema atípico na Suécia: Acabou o lixo!

Na Suécia a política de reciclagem é tão difundida que cada habitante recicla em média 146 latas e garrafas, o que representa quase 90% do total destes materiais que se reciclam e 88% do sistema nacional de reciclagem. Assim, o Estado promoveu a instalação de empresas de produção de tecnologia para que fossem desenvolvidas estratégias sustentáveis que pudessem ser aplicáveis ao país nórdico e ao resto do mundo.



No entanto, o país já atua com sustentabilidade desde muito tempo. Em 1940 um programa de incineração de resíduos, que anualmente reduz mais de duas toneladas de lixo, e que permite fornecer aquecimento a 810.000 casas e entregar energia elétrica a 250.000. Tudo isto significa que 96% do lixo é convertido em eletricidade, sendo que somente os 4% restantes são enviados para aterros sanitários. Isso permite imaginar um panorama alentador.

O país começa a ficar sem lixo para reciclar, o que poderia ameaçar a certas práticas que são baseadas em resíduos. O que fará para obter mais lixo? O governo sueco decidiu importar os resíduos da Noruega, com o fim de incinerá-lo e gerar eletricidade para as edificações. Os resíduos que não puderem ser incinerados serão devolvidos ao país vizinho para serem enterrados em aterros sanitários. Por enquanto a Suécia deve importar aproximadamente 800.000 toneladas anuais, o que favorecerá o manejo de resíduos na Noruega.


Fonte: Arch Daily

sábado, 17 de janeiro de 2015

Cuidado! Imagens fortes!!

Além das inundações geradas pelo acúmulo de lixo nas cidades, a sujeira deixada pelos banhistas nas praias também geram problemas ao meio ambientes, em especial, os animais marinhos.

Antes de jogar o lixo no chão, nas calçadas, nas ruas e nas praias, pense um pouco sobre o mundo que você quer deixar para os seus filhos. 
Jogue o lixo na lixeira!


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O que faz uma pessoa se tornar uma consumidora responsável?

O que quer dizer ser um consumidor responsável? Essa responsabilidade está diretamente relacionada com o meio ambiente e os reflexos gerados diante da produção, do consumo e do descarte final dos resíduos gerados nesse processo. Quando o consumidor leva em consideração o tipo de material, a vida útil, o tipo de empresa e a logística reversa, ele está protegendo o meio ambiente de maiores impactos e e cultivando uma cultura sustentável em nossa geração e planeta.

Em uma pesquisa recente com 242 pessoas residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, constatamos que quanto maior o nível de escolaridade e renda, maior o nível de conscientização ambiental. Isso ocorre muitas vezes pelo fato de que esses produtos “verdes” têm um custo mais elevado e isso reflete diretamente no preço do consumidor final. Por exemplo, o papel reciclado é mais caro do que o papel fabricado a partir de matéria-prima virgem.


Por outro lado, não foi possível constatar significância estatística na pesquisa da variável gênero, ou seja, independentemente se mulher ou homem, não há distinção de comportamente devido unicamente a influência desta variável.

Os demais resultados da pesquisa podem ser observados no link a seguir: http://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3852/3853.

Além disso, queremos saber:
-Você é um consumidor responsável?

-Que atitudes sustentáveis você considera na hora de comprar novos produtos?

domingo, 11 de janeiro de 2015

Ideias Sustentáveis 7

Uma ideia bem bacana para aproveitar as garrafas de cerveja que foram consumidas nas festas e que podem virar objetos de decoração ou utilidade em casa. No vídeo abaixo, tem o passo a passo de como fazer copos cortando e aproveitando as garrafas da cerveja skol beats. Depois vou fazer o experimento em casa com garrafa de vinho para objeto decorativo e postarei aqui.




Se estiver interessado em outras ideias sustentáveis, clique no marcador a direita "Ideias Sustentáveis" e tenha acesso a todos as postagens com essa temática.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

365 coisas que posso fazer para diminuir minha pegada ecológica

Ema é uma blogueira da cidade de Porto em Portugal, e criou o seguinte tema: 365 coisas que posso fazer para diminuir minha pegada ecológica" (http://365coisasquepossofazer.blogspot.com.br/). 

Neste blog, a autora apresenta diversas atitudes sustentáveis que a mesma realiza no sentido de divulgar tais ideias e também reduzir seus próprios impactos ao meio ambiente, fazendo o reaproveitamento de materiais e reduzindo a intensidade de utilização dos mesmos no seu dia-a-dia. Ressalto que a autora utiliza o termo 'pegada ecológica' tal como abordamos anteriormente na postagem sobre a pegada de carbono, a qual por ser calculada utilizando essa calculadora:http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora:

Vale a pena dar uma olhada no blog da Ema e aproveitar algumas ideias!

E você? Conseguiria também fazer uma lista de ações sustentáveis que você tenha realizado?




quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Carne também é isto!

Ainda fazemos parte de uma forte cultura de consumo de alimentos provenientes de animais, no entanto, existem algumas verdades não ditas sobre o que a indústria de abate de animais produz além da carne que chega aos supermercados.
Alguns vídeos já foram divulgados mostrando essa triste realidade de como os matadouros abatem os animais de formas extremamente cruéis para satisfação do apetite humano. No entanto, este post não se estende ao radicalismo de apresentar esses vídeos, e se limita a apresentar alguns números importantes que nos farão refletir sobre nossos hábitos de consumo alimentares e até mudá-los.
Essa foi a dica do prof. Dr. Wanderley Novato da PUC Minas e foi publicado na Folha de S. Paulo (28 de fevereiro de 2011).



terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Guinness Book destaca ações de sustentabilidade

Acho interessante como essa onda de sustentabilidade chama a atenção de todos no sentido de se atualizarem com essa corrente social e ambiental. Empresas, escolas, órgãos públicos, condomínios, bancos, grupos diversos buscam adaptar uma postura mais sustentável em sua área de atuação. Isso pode acontecer devido à pressão social ou mesmo pela conscientização, no entanto, não há como sabermos o que mais motiva. No entanto, temos que pensar que independentemente desta motivação, é uma postura que deve ser preservada e copiada por todos.
Realizando algumas pesquisas recentemente, percebi que a publicação anual do livro dos recordes, o Guinness Book, também adota uma seção de sustentabilidade, onde apresenta ações ou situações que se destacam nessa questão, por exemplo:

-Recorde de reciclagem de sacolas plásticas
-Recorde de maior quantidade de energia elétrica gerada por bicicletas em um dia
-Recorde de criação de obra de arte feita com o maior número de pilhas usadas
-Recorde de maior orquestra de instrumentos de bambu

É possível ver esses e outros recordes no link a seguir:

http://planetasustentavel.abril.com.br/album/10-recordes-sustentabilidade-guinness-book-733206.shtml

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Feliz Ano Novo para todos!

Que em 2015 possamos ser mais educados e civilizados com o nosso próprio planeta!


Fonte: Jornal O Povo
Imagem: Fortaleza após noite de réveillon