segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Resoluções de ano novo para um planeta mais sustentável

Cuidar do planeta não é uma tarefa difícil, porém, vivemos cercados de pessoas egocêntricas que não pensam no bem estar social e optam por escolhas que podem prejudicar a sociedade e o meio ambiente de forma geral. No entanto, vivemos os dias de hoje pois temos esperança em um futuro feliz e justo para nossas crianças e desta forma, buscamos fazer a nossa parte contribuindo com desenvolvimento sustentável que "procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais" (Relatório de Brundtland).

Nesse sentido, separamos seis resoluções que ano novo que são simples de executar e que podem fazer toda diferença. O mais importante é que todos nós podemos fazê-las:

1. Vá a pé ou de bicicleta à padaria, supermercado ou outros locais.
-Além de fazer exercício físico, ajuda também a economizar com gasolina e reduzir as emissões de CO² geradas por transportes públicos ou particulares;

2. Economize dinheiro.
-Essa ação poderá ajudá-lo a financiar seus futuros sonhos com a economia de dinheiro, reduzir a emissão de resíduos e lixo gerado com objetos desnecessários. Poderá, por exemplo, levar sua própria marmita ao trabalho, ao invés de comprar em um restaurante.



3. Plante árvores.
-Compense suas emissões de CO² calculando sua pegada de carbono e financiando o plantio de árvores, tornando o planeta um lugar mais sustentável.

4. Faça a coleta seletiva.
-A separação dos resíduos é o que torna o processo de reciclagem mais complexo e oneroso, portanto, auxilie esse processo fazendo a separação dos tipos de resíduos em papéis, plásticos, vidros, metais, resíduos orgânicos, resíduos perigosos e resíduos não recicláveis.

5. Economize energia.
-A geração e transmissão de energia elétrica não renovável é um dos maiores causadores de impactos ambientais, portanto, auxilie nessa redução desligando luzes e aparelhos eletrônicos que não estão em uso. Além do mais, ajuda na redução dos custos com energia.

6. Participe de movimentos sociais.
-Além de ajudar na causa, também contribui no processo de conscientização social e ambiental das pessoas envolvidas no processo.

Assim, encerramos o ano de 2012 com boas expectativas para o ano que se inicia, na esperança de que os seres humanos entendam finalmente a mensagem que o Greenpeace vem tentando passar há tempos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!