sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Iniciativa verde: 10 motivos para compesar emissões plantando árvores


1. Reduzir o efeito do aquecimento global. As árvores atuam como coletoras de gás carbônico. Um hectare de novas florestas retém até 6,25 toneladas deste gás ao ano. As árvores podem absorver CO2 a um ritmo de 6 quilos por árvore ao ano. Em 50 anos, uma árvore pode gerar 72 mil reais em oxigênio, pode reciclar água que teria um custo de 84 mil reais e limpará o ar a um valor de 150 mil reais: Um total de quase 300 mil por árvore sem levar em conta outros benefícios adicionais! 
2. As árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água. 

3. Contribuem às correntes subterrâneas e à manutenção dos rios. 

4. As telas naturais feitas de árvores e arbustos, convenientemente plantadas, reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento.


5. Servem como sombra. Segundo sua situação, espécie, tamanho e estado, a sombra das árvores pode reduzir os gastos em ar condicionado de edifícios residenciais e comerciais entre um 15 e 50 por cento. As árvores são um meio de "refrigeração" natural que reduz a necessidade da construção de diques, centrais hidrelétricas e nucleares. 

6. As plantações de espécies de rápido crescimento e de rendimento controlado são uma fonte constante de combustível para estufas e usinas. 

7. O manejo controlado de florestas são uma fonte sustentável de madeira. 

8. A sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos. As cidades são autênticas "ilhas de calor" que costumam registrar entre 5 e 9 graus a mais de temperatura que as zonas ao seu redor. 

9. As árvores e os arbustos de uma zona residencial ou comercial, bem colocados e cuidados, podem aumentar significativamente o valor dos imóveis. 

10. As árvores dão beleza e harmonia a qualquer comunidade. Fazem a vida mais agradável, tranquila  relaxada e supõem um rico legado para futuras gerações.


Gostou? Agora faça a sua parte calculando a sua 'pegada de carbono' e compensando-a plantando árvores. Contribua com o desenvolvimento sustentável  mantendo o planeta habitável para as gerações presentes e futuras. Para colaborar, acesse a Iniciativa Verde ou a Revista Sustentabilidade.

O  Planeta Agradece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!