2. As árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água.
3. Contribuem às correntes subterrâneas e à manutenção dos rios.
4. As telas naturais feitas de árvores e arbustos, convenientemente plantadas, reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento.
5. Servem como sombra. Segundo sua situação, espécie, tamanho e estado, a sombra das árvores pode reduzir os gastos em ar condicionado de edifícios residenciais e comerciais entre um 15 e 50 por cento. As árvores são um meio de "refrigeração" natural que reduz a necessidade da construção de diques, centrais hidrelétricas e nucleares.
6. As plantações de espécies de rápido crescimento e de rendimento controlado são uma fonte constante de combustível para estufas e usinas.
7. O manejo controlado de florestas são uma fonte sustentável de madeira.
8. A sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos. As cidades são autênticas "ilhas de calor" que costumam registrar entre 5 e 9 graus a mais de temperatura que as zonas ao seu redor.
9. As árvores e os arbustos de uma zona residencial ou comercial, bem colocados e cuidados, podem aumentar significativamente o valor dos imóveis.
10. As árvores dão beleza e harmonia a qualquer comunidade. Fazem a vida mais agradável, tranquila relaxada e supõem um rico legado para futuras gerações.
FONTE: Metamorfose Digital
Gostou? Agora faça a sua parte calculando a sua 'pegada de carbono' e compensando-a plantando árvores. Contribua com o desenvolvimento sustentável mantendo o planeta habitável para as gerações presentes e futuras. Para colaborar, acesse a Iniciativa Verde ou a Revista Sustentabilidade.
O Planeta Agradece.