terça-feira, 22 de abril de 2014

Compensação de emissões em viagens aéreas - TAP

Agir Eco - TAP


Surpreendi-me com a TAP ao adquirir uma passagem aérea e ter encontrado em seu site a possibilidade de compensar as emissões de dióxido de carbono (CO2) da viagem (foto). Na página de compra, após ter escolhido o itinerário, é informado do total de emissões de CO2 que a sua viagem produz e do montante necessário para compensar essas emissões. Esse montante será adicionado ao montante total da sua reserva. As emissões de CO2 são determinadas através de uma metodologia desenvolvida pela Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) e têm em conta o seu percurso, a distância percorrida, a classe de reserva e as emissões de CO2 médias das aeronaves que operam essa rota. 

(clique na foto para ampliá-la)

Ao escolher contribuir, o passageiro irá neutralizar as suas emissões, investindo num projeto de energias renováveis/eficiência energética certificado pelas Nações Unidas. Na página de confirmação e no e-mail de confirmação da sua reserva, terá acesso direto ao site da IATA, onde poderá saber mais acerca do Programa de Compensação de Emissões (Carbon Offset Programme). O donativo é totalmente voluntário e não é reembolsável. A TAP não usufrui de qualquer benefício neste donativo.

Vídeo do projeto:
https://www.youtube.com/watch?v=oGe4Pv7CJo8

Fonte: TAP (2014)

terça-feira, 15 de abril de 2014

Fundos para investimento de resíduos sólidos em empresas de médio porte

O Banco Fator vai estrear no segmento de fundos de participação com um produto direcionado ao investimento no segmento de resíduos sólidos. Após dois anos de preparação e avaliações do mercado brasileiro de coleta, tratamento e transformação de lixo, o banco pretende lançar o fundo nos próximos meses, com o objetivo de investir R$ 400 milhões em empresas de médio porte que atuem em diversas atividades dentro do setor.

Primeiro produto de "private equity" do país com foco em resíduos sólidos, o fundo terá um período de oito anos para a realização dos investimentos e a saída dos projetos, segundo os responsáveis. No momento, a Fator Administração de Recursos (FAR) possui uma relação de cerca de 20 possíveis alvos para os aportes, que são companhias de pequeno ou médio portes que atuam em reciclagem de produtos diversos, como vidros, por exemplo, que operem aterros sanitários ou tenham projetos de usinas de recuperação energética, para a geração de energia com a queima do lixo e do gás.

http://www.valor.com.br/financas/3517162/fator-prepara-carteira-focada-em-residuos-solidos
Fonte: Jornal Valor Econômico-15/04/2014