segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Resoluções de ano novo para um planeta mais sustentável

Cuidar do planeta não é uma tarefa difícil, porém, vivemos cercados de pessoas egocêntricas que não pensam no bem estar social e optam por escolhas que podem prejudicar a sociedade e o meio ambiente de forma geral. No entanto, vivemos os dias de hoje pois temos esperança em um futuro feliz e justo para nossas crianças e desta forma, buscamos fazer a nossa parte contribuindo com desenvolvimento sustentável que "procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais" (Relatório de Brundtland).

Nesse sentido, separamos seis resoluções que ano novo que são simples de executar e que podem fazer toda diferença. O mais importante é que todos nós podemos fazê-las:

1. Vá a pé ou de bicicleta à padaria, supermercado ou outros locais.
-Além de fazer exercício físico, ajuda também a economizar com gasolina e reduzir as emissões de CO² geradas por transportes públicos ou particulares;

2. Economize dinheiro.
-Essa ação poderá ajudá-lo a financiar seus futuros sonhos com a economia de dinheiro, reduzir a emissão de resíduos e lixo gerado com objetos desnecessários. Poderá, por exemplo, levar sua própria marmita ao trabalho, ao invés de comprar em um restaurante.



3. Plante árvores.
-Compense suas emissões de CO² calculando sua pegada de carbono e financiando o plantio de árvores, tornando o planeta um lugar mais sustentável.

4. Faça a coleta seletiva.
-A separação dos resíduos é o que torna o processo de reciclagem mais complexo e oneroso, portanto, auxilie esse processo fazendo a separação dos tipos de resíduos em papéis, plásticos, vidros, metais, resíduos orgânicos, resíduos perigosos e resíduos não recicláveis.

5. Economize energia.
-A geração e transmissão de energia elétrica não renovável é um dos maiores causadores de impactos ambientais, portanto, auxilie nessa redução desligando luzes e aparelhos eletrônicos que não estão em uso. Além do mais, ajuda na redução dos custos com energia.

6. Participe de movimentos sociais.
-Além de ajudar na causa, também contribui no processo de conscientização social e ambiental das pessoas envolvidas no processo.

Assim, encerramos o ano de 2012 com boas expectativas para o ano que se inicia, na esperança de que os seres humanos entendam finalmente a mensagem que o Greenpeace vem tentando passar há tempos:


sábado, 1 de dezembro de 2012

Idéias Sustentáveis 4: Árvores de Natal com rolos de papel higiênico

Para comemorar a chegada do mês de Dezembro, trouxe alguns enfeites natalinos elaborados com rolos de papel higiênico. Para garantir a sustentabilidade, sugerimos que sejam reutilizados nos próximos anos no Natal ou em outras datas comemorativas, ou que tenha a destinação final adequada para os materiais. Optou-se por mostrar alguns enfeites natalinos já prontos e o passo a passo de uma pequenina árvore de Natal, tal como seguem. Essas duas primeiras árvores de Natal utilizam rolos de papel higiênico à mostra, no entanto, os rolos foram pintados ou revestidos com papel ou tecido.


A árvore seguinte mostra os enfeites no formato de flores feitos com os rolos de papel higiênico. Na foto à direita, mostra os detalhes. Para dar corpo à árvore, utiliza-se papel TNT na cor verde e outros enfeites tradicionais de Natal.


Guirlanda natalina a seguir foi feita com rolos de papel higiênico pintados de verde e cortados em pedaços tal como pétalas. A seguir foram montados como flores e colocados detalhes vermelhos para dar o toque final.


A seguir, mostra-se o passo a passo de uma árvore de Natal como a estrutura interna feira com rolos de papel higiênico. O pessoal que comenta no blog sempre pede pra mostrar o passo a passo e desta vez, deu pra registrar tudo. Inicialmente, será necessário separar pelo menos 20 rolos de papel higiênico, um metro de papel TNT verde, tesoura, grampeador, cola superbonder ou durex de dupla face e enfeites tradicionais de Natal para enfeitar a árvore. Esta árvore é pequenina, portanto, para quem deseja fazer uma maior, vai precisar de mais rolos de papel higiênico. O primeiro passo é formar as quatro estruturas, sendo a primeira formada por 10 rolos, a segunda por 6 rolos, a terceira com 3 e a quarta com apenas 1 rolo de papel higiênico. Para forma a estrutura é necessário colocar os rolos no formato de círculos e colá-los uns aos outros para que fiquem firmes. Sugere-se fazer o formato com o auxílio de clips e depois grampear os espaços entre os rolos para deixá-los colados, tal como apresentado nas figuras abaixo:



Depois que cada estrutura estiver preparada, esta deverá ser revestida com papel TNT verde. Para isso, utiliza-se também o grampeador para fixar o papel na estrutura. Não precisa de preocupar em deixar perfeito, pois as imperfeições serão disfarçadas com os demais enfeites natalinos. Veja o uso do grampo na fixação do papel TNT e a estrutura da árvore montada abaixo:



Para começar a enfeitar a árvore utiliza-se para cada nível uma volta de frufru (não sei o nome, veja a foto). Isso vai ajudar a disfarçar as imperfeições do papel TNT. Depois de fazer isso em cada nível, vai obter um resultado parecido com este:

















E depois de colocados todos os demais enfeites natalinos, você terá um resultado parecido com este abaixo. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de depois reutilizar o material e dar a destinação final adequada. Boas festas e seja sustentável!


Para  mais ideias, clique neste link.