domingo, 21 de outubro de 2012

A vez dos carros verdes

São Paulo tem o primeiro posto para carros elétricos. A novidade no Brasil traz boas expectativas para o desenvolvimento sustentável, para o mercado automobilístico e para os consumidores de forma geral que buscam formas mais econômicas e mais amigáveis do meio ambiente. Acontece que ainda é muito incipiente no Brasil, e outras questões surgem no sentido de buscar entender a real contribuição dessa novidade, pois na Europa, as emissões dos carros elétricos são iguais aos dos carros convencionais. No Brasil, tais cálculos ainda não foram feitos para concluir tal questão, o que nos gera ansiedade e curiosidade, na expectativa de que seja exatamente o que esperamos.

Por outro lado, já existem campanhas pela isenção de impostos por carros elétricos para que os consumidores tenham maior preferência por aqueles produtos que beneficiem o meio ambiente, assim como os produtores consigam se manter no mercado e repassem preços mais competitivos com os carros populares. Chegou a vez dos carros verdes e a vez do Brasil mostrar potencial em pesquisa e desenvolvimento que contribuem com o meio ambiente e com o bolso do consumidor. Falta-nos perder a fama de país atrasado e de fato contribuir com algo que faça diferença no mundo. O nosso grande problema está em sustentar um aumento de frota de veículos per capita, visto que os impostos e pedágios que pagamos não retornam como investimentos para a malha rodoviária no Brasil...

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ideias Sustentáveis 3: Sustentabilidade e Estética

Muitas vezes os produtos verdes ou recicláveis passam a ideia de baixa qualidade ou aparência, principalmente porque não passam por um processo produtivo ganhando maior credibilidade em sua utilidade. Neste post será dada atenção à possibilidade de reutilizar materiais de forma criativa, bonita e elegante, além de ser fácil e prático de realizar. Algumas ideias foram retiradas do Reciclare Creativa.

Para desenvolver as ideias aqui apresentadas, serão necessários materiais tais como latas de refrigerantes, pneus, garrafas pet (2 litros), carretéis, molde para pintura e pratos plásticos. Essas ideias são de dois tipos: decorativas e mobílias. A seguir são apresentadas as ideias decorativas:

1) Vasos elegantes:

2) Quadros pintados

3) Enfeites

4) Mural

As próximas ideias se referem à mobílias, ou seja, reutilizar materiais que seriam descartados para fazer móveis elegantes e confortáveis para sua casa. São fáceis de fazer e você pode decorar com sua própria criatividade. 

5) Puff para apoiar os pés

6) Mesa de centro com espaço para livros

7) Outra mesinha de centro ou mesmo um assento

8)Mesinha/Bar

Espero que tenham gostado desta seleção de ideias sustentáveis e que possam colocar em prática pelo menos uma delas. Eu já estou pensando em fazer os quadros, os vasos e o puff... rsrs. Até o próximo post!